Informatica

SMT DEFINE AÇÕES PARA O CARNAVAL E CRISTOVAL

                                 Secretário de Transporte Paulo de Jesus
 
Para o período do Carnaval, que é realizado de 24 a 28 de fevereiro em Santarém e na vila de Alter do Chão, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), já montou o planejamento de ações tanto para o Carnaval quanto para o Cristoval.

Com relação aos transportes coletivos na zona urbana de Santarém, toda a frota será disponibilizada à população a partir das 16 horas. Nos dias de Cristoval, os ônibus vão circular até a meia noite e nos dias de Carnaval na Avenida Anísio Chaves, os transportes coletivos circulam até às 4 horas da madrugada. O itinerário das linhas será alterado para que os ônibus transportem as pessoas até as proximidades dos dois eventos.

Sobre a quantidade de coletivos em Alter do Chão, a SMT informa que a empresa que já presta o serviço para a vila irá disponibilizar 36 ônibus para atender aos brincantes e, caso haja necessidade, a empresa ficará responsável pela aquisição de outros veículos.

O ponto de embarque dos passageiros será a Praça Tiradentes, com um posto de fiscalização funcionando no local, e outro posto de controle no terminal localizado em Alter do Chão para fiscalizar o fluxo de passageiros dentro dos coletivos.

O setor de fiscalização no trânsito distribuirá os agentes e fiscais de transporte da seguinte forma: Alter do Chão contará com o apoio de 10 agentes de trânsito e 3 fiscais de transporte que estarão na vila de forma fixa a partir desta sexta-feira (24) até a quarta-feira (1º), dando total apoio ao trânsito e orientando de acordo com o fluxo de veículos. Para o deslocamento na vila, os agentes utilizarão três motos.

Para o Carnaval em Santarém e Cristoval, ficarão disponíveis 21 servidores, sendo 16 agentes de trânsito e 5 fiscais de transporte, assim como também para o Carnavelinho, que será na segunda-feira (27), na Praça do Pescador, na orla da cidade. Três viaturas e uma moto serão usadas pelos agentes durante as fiscalizações no município. A viatura Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito (Boat) ficará em Santarém. O atendimento continua sendo feito através de solicitação via Núcleo Integrado de Operações (Niop).

O ordenamento das vias às proximidades da Avenida Anísio Chaves também será realizado nesse período de Carnaval. Temporariamente, a Rua Rosa Vermelha passará a ser via de mão dupla para dar mais acesso aos brincantes. Pela Anísio Chaves, a interdição será entre a Avenida Afonso Pena e Travessa Dália.

No Espaço Perola do Tapajós, as interdições se darão na Avenida Sergio Henn e Travessa Moraes Sarmento, dando mais segurança às pessoas que vão transitar na Bartolomeu de Gusmão. Em Alter do Chão, a equipe de engenharia também preparou interdições, dando maior segurança aos foliões, tanto na Praça do Sairé quanto próximo à Praça 7 de Setembro.

Marina Bandeira - assessoria de imprensa da SMT

Comentários